quarta-feira, 16 de junho de 2010

HATHA YÓGA PARA GESTANTES






fotos da minha aluna Maria Helena que praticou Hatha
Yóga desde o início da
gestação até uma semana antes de dar a luz ao pequeno Francisco.




Muitas gestantes me procuram e perguntam se o Yóga é uma prática segura para elas.


Minha resposta é sempre a mesma: "o Yóga, se bem orientado e respeitando o tempo de gestação, é uma pratica segura e só traz benefícios para a gestante e para o bebê".

Falo isso alicerçada na teoria, em minha própria experiência com Yóga durante minha gestação e na pratica ministrando aulas para gestantes.

Acredito tanto nos benefícios do Yóga para grávidas e para os bebezinhos que estão sendo gerados que resolvi escrever uma monografia relatando esta maravilhosa experência com o Hatha Yóga durante as quarenta semanas que hospedei o pequeno Theodoro em meu ventre.

Quando uma gestante decide que vai iniciar ou continuar a prática de Yóga no período da gestação, o primeiro passo é consultar seu obstétra para fazer todos os exames pertinentes a este período e verificar se está apta à prática. Com autorização do médico é só procurar um local ou professor de confiança e com experiência em ministrar aulas para gestante e iniciar as práticas.

A primeira coisa que o professor de Yóga tem que levar em consideração ao preparar a série de asanas (posturas) é o tempo de gestação, pois há asanas que são contra indicados em determinados períodos da gestação e também verificar como está o quadro clínico (e emocional) da gestante para que se tenha uma aula onde a aluna e seu bebê possam se beneficiar sem nenhum risco e usufruindo ao máximo todas as vantagens que o Yóga oferece a ela neste período tão maravilhoso.

Além dos asanas, é indicado que na série tenha também pranayamas (exercícios respiratórios), meditação, mentalizações e encerre com relaxamento.

O Yóga, aliado a uma alimentação equilibrada, uma atitude mental positiva, momentos de descanso, períodos de sono adequado, só tem a contribuir para uma gestação tranquila e sem intercorrências, um bom parto e um pós parto com uma recuperação mais rápida.

As principais contribuições do Yóga durante a gravidez são:

* auxílio no controle do peso
* evita o aparecimento de edemas

* alívio para dores nas costas

* reduz a ansiedade e traz equilíbrio emocional

* ajuda na respiração

Que este texto tenha sido esclarecedor e sirva de incentivo para que as futuras mamães encontrem no Yóga um forte aliado para a promoção e manutenção da sua saúde e de seu bebê!

Qualquer dúvida entrem em contato e terei muito prazer em responder.

E para as que querem iniciar as práticas, ministro aulas individuais para gestantes.

Muita Luz e Namastê!!

Professora Nadêjda



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será um prazer ler sua opinião sobre este blog!Namastê